O inverno é uma estação cheia de estilo, mas a pele pode sofrer com o tempo seco e gelado, não acompanhando a beleza dos seus looks. Quer saber como cuidar dela para uma aparência saudável e radiante? Descubra os cuidados essenciais para o rosto, pescoço, lábios e corpo e deixe a hidratação em dia.
“Nesta época do ano, a pele, o maior órgão de nosso corpo, pede mais hidratante, sabonetes mais suaves, cremes hidratantes com maior poder de lubrificação e proteção, devido ao clima mais seco e frio. Sente-se falta de algo emoliente nos lábios, para evitar que rachem, e como os banhos também são mais quentes, os braços e pernas ressecam e tornam-se ásperos com mais facilidade”, explica a dermatologista LIGIA KOGOS.
CADA PELE UM CUIDADO
Antes de escolher os produtos que farão parte da sua rotina de beleza na estação é preciso levar em consideração o tipo de pele, o que irá garantir máxima eficácia. “Peles bonitas, de poros fechados, sem cravos nem espinhas, tendem a ressecar mais. SÃO NORMAIS A SECAS, QUE REQUEREM SABONETES E CREMES DE LIMPEZA SUAVES, cremes hidratantes de dia e nutritivos à noite”, revela.
De acordo com a especialista, a presença de SILICONES (DIMETHICONES), UREIA, ALANTOINA, PANTENOL, CERAMIDAS E LACTATOS nas fórmulas confere proteção extra contra ressecamento e asperezas. “Silicones e produtos similares formam películas protetoras, os chamados filmes protetores, que impedem a excessiva perda de água pela pele. ÓLEO DE AVELÃ, MACADAMIA, GERME DE TRIGO, presentes nos ingredientes ativos de hidratantes para o corpo, são muito agradáveis e potentes”, completa.
Para as oleosas, hidratar também é indispensável. “Peles com poros dilatados e tendência a cravos e espinhas podem piorar com cremes oleosos. Assim, A LIMPEZA DIÁRIA DEVE SER CAPRICHADA, COM SABONETES E LOÇÕES ADSTRINGENTES, mesmo que na hora sinta-se a sensação de repuxamento. Em seguida, hidratantes suaves oil free, assim como cremes noturnos à base de vitamina C e ácidos suaves”, indica. Portanto, aposte nestes produtos, que são finos e leves, para não correr o risco de aumentar espinhas e poros.
MÃOS SEDOSAS
É muito comum se esquecer de cuidar das mãos, mas na temporada de frio é preciso dar uma atenção maior a elas. “As mãos merecem atenção redobrada pois sofrem muito nessa época com água, detergentes, pó e outras substâncias irritantes. Chegam a rachar e ficar com zonas doloridas e até mesmo fissuras. CREMES PRÓPRIOS PARA REGIÃO COM ÁCIDO GLICÓICO HIDRATAM MUITO, SÃO ALTAMENTE POTENTES E TIRAM AS ASPEREZAS E CALOSIDADES. Ureia e os silicones também são indispensáveis, criam a camada protetora ideal para impedir parte da agressão e diminuir a perda de água”, garante.
PÉS PERFEITOS
O inverno é a TEMPORADA DAS BOTAS e dos sapatos fechados, e para fugir do frio eles acabam sofrendo mais apertados e abafados. “Eles se beneficiam das mesmas substâncias para as mãos e podem melhorar muito o aspecto áspero, seco e endurecido com cremes contendo ÁCIDO SALICÍLICO, que podem ser usados também em joelhos e cotovelos ásperos”, informa.
A dica é usar diariamente após o banho cremes com os ativos indicados acima, como a ureia, o acido lático ou salicílico ou alantoina, passando sobre todo o pé, nas unhas e sob elas, para amaciar a sola e tirar a tendência natural de endurecer e rachar. “Pés grossos e cansados se recompõem em um passe de mágica se você puder TAPAR O RALO DO BOX DEIXANDO-OS NUMA CERTA IMERSÃO DURANTE O BANHO. Isso amolece e atenua dores. Nessa hora você pode fazer a esfoliação, usando uma bucha áspera ou pedra pome, ou mesmo com sabonetes com grãos abrasivos”, completa. Após o banho é o momento ideal para remover cutículas e cortar as unhas, já que estarão mais macias.
Em algumas noites na semana também é possível fazer uma hidratação intensa com o seu creme para a região, de maneira simples e eficiente: “APLIQUE O CREME E ENVOLVA OS PÉS COM FILME DE PVC para concentrar bem o produto. Na manhã seguinte os pés já estarão bem melhores”.
DÊ ATENÇÃO AO PESCOÇO
Nunca pensou em cuidar da pele do seu pescoço? “ESSA É UMA REGIÃO RECOBERTA POR PELE BEM DELICADA, SUJEITA ÀS ALERGIAS E IRRITAÇÕES. Os nutritivos e hidratantes do rosto podem ser aplicados no local, mas cuidado com os que contem doses altas de ácidos pois podem causar irritações ocasionais”, conta.
SEM OLHEIRAS
No frio, segundo Ligia, é normal acordar mais pálida e com olheiras pronunciadas. “Basta LAVAR O ROSTO COM ÁGUA QUENTE PARA QUE A VASODILATAÇÃO DECORRENTE TORNE A PELE MAIS ROSADA E VIÇOSA, apagando parcialmente os círculos escuros. Se você gosta de maquiagem ou tem vontade de experimentar esse é o momento certo. Um blush, corretivo, batom e máscara farão de você uma diva em cinco minutos”, aponta.
LÁBIOS PERFEITOS
Você certamente já ficou com os lábios rachados na estação, o que atrapalha muito na hora de usar aquele batom incrível. “O primeiro local a se ressecar no inverno, manifesta-se como lábios que descamam, desfolham, racham e chegam até a formar pequenas feridas. A sensação é de desconforto. Batons parecem não se fixar, saindo pouco tempo após a aplicação, ficando com aspecto ressecado e cheio de pequenas pelezinhas que comprometem o efeito da maquiagem, dando mesmo vontade de arranca-las, o que piora ainda mais a situação”, alerta.
Para evitar todos esses transtornos a solução é muito mais simples do que parece: “NADA MAIS RECONFORTANTE DO QUE USAR UM BOM PROTETOR LABIAL. Os em bastão, como batons incolores, são práticos e uteis. Ativos como silicones especiais, ceramidas, vitamina E, óleos naturais, lanolinas, glicerinas, alantoinas e pantenol impedem a perda de água por evaporação, hidratam profundamente, lubrificam, cicatrizam e regeneram as rachaduras”. Esses produtos também podem ser usados com batons coloridos comuns, pois não engorduram e nem comprometem a fixação.
CABELOS INCRÍVEIS
Os cabelos costumam ter mais brilho durante o inverno, e as escovas duram mais por não haver tanta umidade. No entanto, a caspa pode aparecer com mais frequência, assim como a descamação. “Eles podem ser evitados com uso de xampus adequados. PREFIRA OS QUE CONTEM ZINCO (PIRITIONATO DE ZINCO), QUE COMBATEM A CASPA SEM RESSECAR O FIO”, aponta.
A dermatologista lembra, ainda, que a frequência de lavar os fios deve ser a de sua preferência, o que não prejudicará em nada a saúde capilar: “LAVE-OS COM XAMPU ADEQUADO AO SEU TIPO DE CABELO e evite os reflexos se ele está com dificuldade de crescer ou com pouco volume”.
Fonte: DaquiDali
Visite nossa Loja KAWARI MAKE
Nenhum comentário:
Postar um comentário