quarta-feira, 1 de abril de 2015

DESCUBRA CINCO HÁBITOS QUE AGRAVAM AS OLHEIRAS E RISQUE JÁ DA ROTINA


As olheiras podem acabar com o visual, deixando uma aparência cansada difícil de esconder. Muito além das poucas horas de sono, elas também se agravam por diversos outros hábitos do dia a dia -- até mesmo a genética influencia no seu surgimento. Descubra quais são os maiores inimigos da região dos olhos e livre-se já dessas acompanhantes indesejadas.
Para tratar as olheiras é preciso entender primeiro as suas variações, já que não existe apenas um tipo. “As olheiras podem ser HIPERCROMICAS, ACASTANHADAS, decorrente do excesso de pigmento (melanina) que pode ocorrer por depósito do mesmo na epiderme (mais superficialmente) ou derme (mais profundo), devido a herança genética, eventos inflamatórios e estados fisiológicos, como gravidez e amamentação. PODEM SER AZULADAS, POR VASCULARIZAÇÃO SUBCUTÂNEA EXCESSIVA, onde eventos como desidratação, falta de sono, alergias e estresse podem agravá-las consecutivamente. E O TERCEIRO TIPO DEVIDO A ALTERAÇÕES DO CONTORNO DO OLHO onde não há pigmentação, mas a formação de sombra pela incidência da luz sobre saliências ou concavidade da região ocular”, explica a dermatologista ANDREZZA FACCI, do Centro Dermatológico Giovanni Bojanini.

PREDISPOSIÇÃO
Como dito anteriormente, as olheiras podem ter fator genético e ocorrem principalmente em determinados tipos de pele. “AS OLHEIRAS SÃO TANTO HEREDITÁRIAS COMO GENÉTICAS. O escurecimento periorbital presente nas olheiras é muito comum em determinadas raças e famílias, além de a anatomia da região da pálpebra ser totalmente determinada por genética o que faz com que determinada pessoa tenha mais ou menos olheira. Pessoas de fototipo IV, V e VI, ou seja, morenos, mulatos, mestiços e negros tem uma tendência maior a olheiras. Além de pessoas com descendência árabe, indiana e índios”, revela a dermatologista DANIELA NUNES RIBEIRO.

OS HÁBITOS AGRAVANTES

TABAGISMO
Você fuma? O vício pode ser um dos motivos para os círculos escuros. “O tabagismo acaba piorando a microcirculação na região, diminuindo as trocas de oxigênio e danificando os vasos sanguíneos, fazendo com que as olheiras se exacerbem. Além disso, LIBERA RADICAIS LIVRES QUE SÃO RESPONSÁVEIS PELO ENVELHECIMENTO e aumentam o escurecimento da região”, adverte Daniela.

DORMIR DE MAQUIAGEM
Está dormindo com maquiagem? Além de obstruir os poros, facilitando o surgimento de cravos, fazer isso com frequência não é recomendado se você tem a região escura. “A irritação causada na pele da pálpebra que é sensível pode escurecer ainda mais a região”, informa Daniela.

SONO DESEQUILIBRADO
Apesar de a falta de sono ser considerada a grande vilã, dormir muitas horas também pode prejudicar a imagem, como conta Daniela: “Uma das coisas que piora muito as olheiras é a DILATAÇÃO E CONGESTÃO DOS VASOS SANGUÍNEOS. Quando dormimos pouco, além disso, ocorre uma palidez da pele e as olheiras ficam mais proeminentes. A oxigenação da região também fica prejudicada e o processo piora. O excesso de sono, por outro lado, não agrava a cor das olheiras, mas deixa as bolsas mais proeminentes, pois a região fica mais inchada. Resumidamente, tudo que nos cansa, deixa a olheira bem mais evidente”.

EXPOSIÇÃO SOLAR
A exposição solar em excesso, ou sem proteção, pode agravar o quadro. Portanto, evite sair sem o protetor solar. “O aumento da pigmentação pela melanina na região deixa as olheiras mais escuras”, alerta.

ALIMENTOS COM MUITO SAL
O sal em excesso trás uma série de problemas de saúde, como a hipertensão, e não deixa de ter culpa nas olheiras: “Ele aumenta as bolsas e o inchaço na região exacerbando as olheiras”.



Fonte: DaquiDali por Naiara Taborda

Nenhum comentário:

Postar um comentário