sexta-feira, 13 de março de 2015

Nove Hábitos Comuns Que Tiram a Beleza da sua Pele. Risque Já!



Ter uma pele bonita pode parecer difícil, mas na verdade são os pequenos erros do dia a dia que tiram o viço e se livrar deles é o primeiro passo para chegar lá. A dermatologista Ligia Kogos revela quais os nove pecados de beleza mais comuns e como riscá-los da sua rotina de uma vez por todas.

PUXAR PELINHAS DO CANTO DAS UNHAS
“Pode não ocorrer nada em especial, mas a maioria das pessoas vai ficando com a região sensível e irregular, propensa a inflamações que se traduzem como pele inchada, áspera, avermelhada e sensível na região. O maior problema é que nunca a cutícula cresce uniformemente, levando algum tempo para retirá-la com perfeição”, explica.

MEXER EM PELO ENCRAVADO
Você não resiste quando vê aquele pelinho encravado após a depilação? Cuidado, porque a mancha pode ser bem chata de lidar: "Bolinhas vermelhas e inflamadas, crostas que demoram a sair, marcas cor de vinho escuras ou castanhas que persistem meses é o que se consegue manipulando pelos encravados, a não ser que se tenha grande habilidade e ótima vista. É melhor passar bucha vegetal e creme esfoliante com ácido salicílico e ureia para facilitar o desencravamento".

BANHOS MUITO QUENTES
Tomar um banho quentinho depois de um longo dia é muito relaxante, mas para manter o hábito você deve ficar de olho na hidratação. “Ressecam a pele, é verdade, mas são uma delícia e um grande consolo para quando se chega exausta no fim do dia. Eu não proíbo ninguém de tomá-los, desde que se hidrate convenientemente a pele depois, com hidratantes à base de Uréia e Silicone. Os banhos quentes relaxam, ativam a circulação, devolvem temporariamente o viço, dão um bonito rubor às faces e afinam a pele grossa dos pés, joelhos e cotovelos”, revela.

CALCINHA APERTADA
Aquela calcinha apertada pode parecer inocente, mas é uma verdadeira vilã quando seu uso e frequente: “Usada cronicamente pode desencadear o aparecimento daqueles nódulos inchados e doloridos na virilha (nós dermatologistas chamamos de foliculite, de hidradenite) que envolvem também os pelos encravados. Dermatites e micoses também podem surgir, além de marcas escuras persistentes nos locais onde o elástico aperta mais”.

USAR CREMES PARA OUTRO TIPO DE PELE
Pode confessar, em muitos momentos você comprou aquele creme que prometia resultados ótimos sem prestar atenção se ele era mesmo indicado para você. “A situação mais frequente consiste no uso de cremes consistentes demais, gordurosos, oleosos usados por alguém de pele normal ou mista. Surgem então cravos, espinhas, poros dilatados, aspecto grosseiro e pouco refinado na pele que aparenta estar ‘cansada’ e ‘desidratada’, mas, na verdade, está obstruída, afogando-se em cremes e sabonetes hidratantes. Nessas horas o melhor é desobstruir a pele com sabonetes mais potentes e loções cremosas oil free à base de ácidos”, recomenda.

USAR SAPATOS APERTADOS
“Em poucas horas surgem bolhas. Em alguns dias, calos, pele áspera, dor localizada, placas endurecidas na planta dos pés. Depois de algum tempo as unhas, especialmente do dedão, tornam-se amareladas e descoladas. Se o sapato é de bico fino apertado, são as micoses que se instalam nas unhas devido ao traumatismo dos sapatos. Isto pode evoluir para o encravamento das unhas e os pés podem apresentar certa deformação com dedos tortos, joanetes, calosidades”, alerta Ligia.

EMPRESTAR MAQUIAGEM
Emprestar maquiagem ou usar aquelas dos provadores nas lojas não é um hábito tão prático quanto parece, e pode fazer você se arrepender: “Os riscos são de alergia, que pode ocorrer com qualquer produto novo, e contaminação com micro-organismos. Os lábios pode transmitir Herpes Labial, se alguém infectado acabou de usá-lo".

TIRAR SOBRANCELHAS EM EXCESSO
“É importante ter em mente que pelos retirados constantemente, por profissional ou não, podem nunca mais voltar a nascer, de uma hora para outra, o que é extremamente comum entre as mulheres. De fato, esta é uma queixa frequente nos consultórios dermatológicos: mulheres com mais de 30 anos querendo de volta suas sobrancelhas do passado para sempre perdidas. Por isso, não se deixe levar por modismos, adequando as sobrancelhas ao ditame fashion do momento, pois na próxima estação, elas poderão estar ‘out’ e sem condições de recuperação. O melhor é jamais deixá-las finas demais, retirar com cuidado somente o que exceder muito a linha principal na parte inferior. Nunca tire os pelos da parte superior, se elas são desordenadas, penteie”, ensina.

USAR FILTRO SOLAR APENAS NO ROSTO
Você costuma passar o filtro solar apenas no rosto? “Pecado gravíssimo! O envelhecimento precoce, pele grossa e áspera, mãos parecendo muito ressecadas e isso virá assombrar bem cedo, por volta dos 30 anos. Cuidado. Aproveite para passar o hidratante com filtro também no pescoço e mãos no dia a dia. Quem dirige muito deve levar um filtro solar no porta-luva e aplicar um pouco no dorso das mãos antes de enfrentar os engarrafamentos”.


Fonte: DaquiDali por Naiara Taborda

Nenhum comentário:

Postar um comentário