Fazer ginástica maquiada faz algum mal para a pele? Qual a rotina de cuidados com a pele do rosto antes e após as atividades na academia? Para alguém que costuma fazer natação e tem contato com o cloro, como proteger a pele? O que evitar passar no rosto após os treinos? As dermatologistas Samantha Enade e Silvia Zimbres tiraram dúvidas sobre cuidar da pele antes e depois dos treinos.
- Não é bom usar maquiagem durante a prática de exercícios físicos
Isso porque, de acordo com a dermatologista Samantha Enade, a maquiagem pode fechar os poros e o corpo precisa deles abertos para poder liberar um pouquinho do calor durante o exercício físico. "Tem uma troca de calor porque no exercício a gente transpira", afirma.
- Maquiagem dificulta a eliminação do suor
Para a também dermatologista Silvia Zimbres, isso é ruim porque a maquiagem dificulta a eliminação do suor e pode deixar a pele oleosa. "Durante as atividades físicas, os poros se abrem, absorvendo os resíduos dos produtos, o que pode piorar a oleosidade da pele e causar espinhas. É importante removê-la antes de malhar. Sem contar que ela pode escorrer ao longo do exercício. Não é uma boa pedida", diz
- Hidrate a pele todos os dias, de manhã e à noite se você faz natação
O ideal, reforça Silvia Zimbres, é usar a ducha ao sair da piscina para retirar a maior quantidade de cloro de nossa pele e cabelo. Passe uma água na hora de sair e depois tome uma ducha ou banho com sabão e xampu para eliminar completamente o cloro do corpo. "Depois de tomar uma ducha, aplique creme ou leite hidratante sobre o corpo e rosto para evitar que a pele fique ressecada", informa.
- Protetor solar no rosto se a atividade física for ao ar livre
Para quem faz atividades ao ar livre, a dica é: proteção solar sempre! De acordo com Silvia, se os exercícios físicos são praticados ao ar livre, após lavar o rosto normalmente, é preciso aplicar um bloqueador solar com alto fator de proteção. Esse produto deve ser usado no rosto, mas também em ombros, braços, colo e eventuais partes do corpo expostas.
"Para não prejudicar a pele, opte por versões livres de óleo que não obstruem os poros. Se for indoor [atividades praticadas em ambiente fechado], vale apostar em uma boa limpeza com adstringente caso a pele fique muito oleosa na hora da malhação", recomenda a dermatologista.
- E esqueça os produtos antirrugas durante os treinos
Quem costuma utilizar algum produto antienvelhecimento pode passar e sair para treinar? Para Silvia, não. "É bem provável que o produto escorra e pode entupir os poros, o ideal é usar depois da prática. É importante lavar o rosto o quanto antes para remover o suor e os resíduos da poluição para evitar a oleosidade excessiva", completa Silvia Zimbras.
Fonte: Tempo de Mulher
Nenhum comentário:
Postar um comentário